Música na UFES - 10 anos

Bacharelado

Habilitação em Composição/Ênfase em Trilha Musical
Perfil do Curso
Forma profissional com conhecimentos musicais em composição, contraponto, orquestração, regência e recursos tecnológicos aplicados à composição musical e sincronismo da música com mídias visuais e novas mídias. O curso oferece o desenvolvimento de sensibilidade para interpretação de efeitos dramáticos da música, compreensão estética e crítica para pesquisar, reconhecer e analisar a composição de trilhas musicais em obras audiovisuais. Estará capacitado a avaliar tanto aspectos práticos como teóricos da atividade musical, com amplas possibilidades de criação e pesquisa nas áreas de interseção entre música, arte e tecnologias. Desenvolverá atividades em equipe com profissionais da área de comunicação, performance e técnicos em produção musical.

Ao fim do curso o aluno deverá apresentar uma trilha musical para um filme de curta metragem totalmente produzido e sincronizado, bem como um portfólio de composições em estilos variados.
Poderá atuar como compositor, orquestrador, diretor musical, editor de trilha musical e aprofundar seus estudos em nível de pós-graduação.
Informações: (27) 4009 2564
O curso pode ser concluído em 4 anos 8 semesttres

                                                Estrutura Curricular


Bacharelado em Musica / Habilitação em Composição
Ênfase em Trilha Musical

Sub Áreas
Disciplinas
1
Ciclo Básico



Treinamento Auditivo I


Rítmica I


Linguagem Musical I,II


Instrumento I,II


Filosofia da Arte


Metodologia de Pesquisa


Projeto Final de Graduação I,II
2
Teoria e Prática da Musica Popular



Harmonia e Estruturação Musical I,II,III


Arranjo I
3
Estudos Tradicionais em Composição Musical



Introdução à Composição Musical


Polifonia I,II


Técnicas de Composição Tonal I,II


Composição Pós-Tonal


Orquestração e Instrumentação I, II


Análise Musical I
4
Estudos Livres em Composição



Laboratório de Estilos Musicais I,II,III
5
Estudos em Tecnologia aplicada à Musica



Musica e Tecnologia I,II,III
6
Musicologia e História da Musica



História da Musica I,II,III,IV


Musica e Cultura


Musica e Critica Historiográfica
7
Trilhas Musicais



Introdução à Trilhas Musicais


Análise de Trilha Musical


Musica e Poéticas Audiovisuais


História do Audiovisual


Trilha Musical I, II


Matriz Curricular Bacharelado em Música
1º P
2ºP
3º P
4º P
5º P
6º P
7º P
8º P
Hist Musica I
Hist Musica II
Hist Musica III
Hist Musica IV
Análise Musical I
OPT
Filosofia da Arte
OPT
Linguagem Musical I
Linguagem Musical II
Polifonia I
Polifonia II
Orquestração e Instrumentação I
Orquestração e Instrumentação II
TCC I
TCC II
Música e Tecnologia I

Arranjo I
Música e Cultura
Música e Tecnologia II
Música e Tecnologia III
OPT

Instrumento I
Instrumento II
Lab. Estilos Musicais
Lab. Estilos Musicais
Lab. Estilos Musicais
OPT


Rítmica I
Harmonia e Estruturação Musical I
Harmonia e Estruturação Musical II
Harmonia e Estruturação Musical III
Música e Poéticas Audiovisuais
Metodologia de Pesquisa


Treinamento Auditivo I
Intr. Composição Muiscal
Instr. Trilha Musical
História do Áudio Visual I
Análise de Trilha Musical
Trilha Musical I
Trilha Musical II




Composição Tonal I
Composição Tonal II
Composição Pós -Tonal




Graduação em Bacharelado em Música
Habilitação em Composição
Ênfase em Trilha Musical
Duração: 4 anos
Período: Noturno
Vestibular: 1ªfase: Enem; 
2º fase: Português e Literatura, História
Prova específica de Música

1. Apresentação

 A graduação em bacharelado em música da Universidade Federal do Espírito Santo apresenta uma concepção pedagógica elaborada a partir das características sócio-culturais e econômicas do Brasil e do Espírito Santo; das tendências internacionais no campo da composição musical para trilha musical dentro do cenário sócio-econômico, cultural e profissional que se delineia para as próximas décadas; e da opção por uma abordagem centrada no sujeito, e não em delimitações estéticas e ideológicas apriorísticas.

Tem como objetivo a formação de profissionais músicos, compositores efetivamente requisitados pelo mundo atual nos seus aspectos sociais, culturais, educacionais e econômicos, vale dizer um profissional com capacidade de rápida adaptação a diferentes contextos de trabalho, o que no caso específico da música exige, como requisitos mínimos, conhecimentos tanto da tradição musical erudita quanto da chamada música popular e o domínio das novas tecnologias de criação e produção musical, bem como a ação-reflexão-ação sobre os processos de composição musical para produções audiovisuais e uso da tecnologia aplicada em suas mais variadas formas e manifestações culturais. 

 No entrecruzamento da atividade de criação reflexiva e crítica com a compreensão do funcionamento dos variados formatos e suportes audiovisuais, poderemos formar o profissional bacharel em música compositor de trilha musical apto a desenvolver plenamente o espírito inovador, político e participativo na dinâmica cultural da produção musical que hoje se oferece interferindo ativamenta na construção do conhecimento artístico e interpretação da música.


2. Objetivos

1. Habilitar profissionais aptos a atuar de forma articulada nas atividades de produção
audiovisual, em empresas, agências, institutos, projetos, bem como, nos campos instituídos e emergentes;

2. Viabilizar a pesquisa científica em música visando a criação, compreensão e difusão da cultura musical e seu desenvolvimento e o uso das tecnologias musicais;

3. Possibilitar a formação do profissional competente no sentido da capacitação artística,
científica e política, envolvendo o domínio dos conteúdos das metodologias, das técnicas, das habilidades específicas, mediante uma intervenção crítica e participativa na própria realidade;

4. Habilitar o profissional a interagir com a sua comunidade local com vistas a transformação de qualidade de vida na perspectiva dos princípios que regem a Universidade, ou seja, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão;

5. Promover a construção e produção do conhecimento musical numa perspectiva dialógica entre as artes e as tecnologias audiovisuais.

3. Perfil do Profissional

1. Identificar e aplicar, articuladamente, os componentes básicos da linguagem sonora;

2. Integrar estudos e pesquisas na Composição Musical e Interpretação Artística;

3. Caracterizar, escolher e manipular os elementos materiais (sons, gestos, texturas) e os
elementos ideais (base formal, cognitiva) presentes na obra musical;

4. Trazer para a prática musical o conteúdo das transformações e rupturas históricas e conceituais ocorridas na arte;

5. Construir e adequar processos, formas, técnicas, materiais e valores estéticos na concepção, interpretação artística, a partir de uma visão crítica da realidade;

6. Utilizar crítica e adequadamente métodos, técnicas e tecnologias específicas à criação musical;

7. Conceber, organizar e interpretar roteiros e instruções para a realização de projetos artísticos.

8. Analisar e aplicar práticas e teorias de produção das diversas culturas artísticas, suas
interconexões e seus contextos socioculturais;

9. Analisar e aplicar combinações e re-elaborações imaginativas, a partir da experiência sensível da vida cotidiana e do conhecimento sobre a natureza, a cultura, a história e seus contextos;

10. Aproveitar a experiência sensível em relação ao mundo circundante natural e cultural para a construção de trilha musical;

11. Ser consciente e crítico de seu papel social e político, capaz de enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades artísticas e culturais, como também, interagir nas novas redes de informação, com a fundamentação teórica refletida na sua prática musical;

12. Adotar uma postura investigatória, reflexiva e criativa diante de suas atividades, capaz de produzir conhecimento;

13. Estar preparado para a atividade musical, com possibilidades de atuar num campo de trabalho com características múltiplas.